
A atividade física, diferente do exercício físico, é caracterizada por qualquer movimento corporal que fazemos. O simples ato de sentar, levantar, andar, subir escadas, carregar objetos cabem nessa definição. Atividades aeróbicas, como dançar, caminhar, pedalar e correr, já são suficientes para criar um estilo de vida mais saudável. Veja alguns benefícios da atividade física:
Diminui depressão e ansiedade
Depressão e ansiedade são problemas de saúde mental sérios e ninguém deve ignorá-los. O exercício ajuda a liberar a serotonina, o hormônio do “bem-estar”, que ajuda a elevar seu humor e que pode trazer mais qualidade de vida.
Melhora a qualidade do sono
Para prevenir distúrbios do sono é essencial estabelecer horários fixos. Assim, seu corpo irá se acostumar a adormecer na hora certa. Pouco sono gera fadiga, alterações hormonais, aumento de peso, estresse, sonolência, confusão mental, dor muscular, e mais efeitos colaterais negativos.
Bom para a memória
Tanto a função cerebral quanto a memória são influenciadas pelo exercício físico. Cientistas confirmaram que entre os benefícios da atividade física estão a prevenção da perda de tecido cerebral relacionada à idade, melhora do tempo de atenção e o aumento da capacidade de processar informações rapidamente.
Reduz o estresse
Além de reduzir os níveis de cortisol, a atividade física relaxa o corpo e a mente. Práticas como yoga e pilates, em especial, são ótimas para nos ajudar a controlar o fluxo de pensamentos, limpar a mente de problemas os quais não conseguimos resolver e focar no presente.
Previne doenças
Algumas horas de atividade física por semana são capazes de reduzir níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue, diminui a probabilidade de incidência de doenças cardiovasculares, dores musculares, osteoporose, diabetes, câncer e transtornos mentais. Movimentar o corpo garante a circulação do sangue, regula os batimentos cardíacos, fortalecimento de músculos, melhora a postura corporal, combate a obesidade e o sobrepeso.
Controla a pressão arterial
A hipertensão arterial aumenta os riscos de ataques cardíacos, derrame e pode até levar à morte.Suas principais causas envolvem maus hábitos alimentares, um estilo de vida sedentário e / ou genes herdados. Se você sofre de hipertensão ou pressão alta – ou quer evitar o problema – você deve cuidar de sua dieta e começar a se exercitar.