Um dos principais objetivos da campanha é chamar a atenção para a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

  • 9,3% (cerca de 19,4 milhões) da população brasileira sofre de ansiedade, colocando o país em primeiro lugar entre os mais ansiosos do mundo.
  • 20% da população tiveram ou terão a doença mental. Um total de 11,5 milhões de brasileiros, ou 5,8% da população sofre com esse problema.
  • O Brasil é país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Ninguém está livre de ter sua saúde mental afetada. Todo mundo tem traumas ou dificuldades de relacionamento que precisam somente de uma orientação especializada. Mesmo sendo difícil, é preciso saber enfrentar frustrações, desânimo, desespero, etc. É recomendável estar atento a sintomas, como:

  • Falta de ar
  • Sensação de morte
  • Tontura
  • Aumento da frequência dos batimentos cardíacos
  • Dores de cabeça
  • Medos extremos
  • Tristeza por dias seguidos
  • Nervosismo sem motivo aparente

Se sua mente não vai bem, ou seja, se você não cuida de sua saúde mental das suas emoções, seu corpo sofre, pois aquilo que não é resolvido na mente o corpo acaba transformando em doenças físicas.

Tratamento

Hoje em dia, ainda há grande preconceito quando o assunto é relacionado aos cuidados com a mente. Aos poucos, os fatores como terapia vêm quebrando alguns tabus, mas ainda há muitas pessoas que não acreditam neste tipo de tratamento. Ou pior, julgam ser algo “da cabeça” da pessoa.

A grande verdade é que a terapia e o acompanhamento com psicólogos são necessários a todos os seres humanos. Eles funcionam como uma maneira de autoconhecimento e, muitas vezes, ajuda a conhecer traumas que lhe atrapalham e você nem percebe.

O autoconhecimento pode auxiliar muito no dia a dia, evitando muitos males e ajudando a ter uma socialização mais saudável.

Algumas dicas para que você possa começar a ter uma vida mais saudável:

Pratique o Autocuidado

Não queira ser como outra pessoa, seja você mesmo, goste de quem você é

Faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade

Adquira novas habilidades, exercite seu cérebro

Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e atividades de lazer

Reserve um tempo para ter contato com sua família com seus amigos: converse, sorria, abrace

Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer

Preze sempre por uma boa noite de sono

Procure alimentar-se corretamente

Busque ajuda sempre que sentir que não está bem, você não precisa sofrer sozinho, conte com a sua rede de apoio