Abril Verde é um movimento que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo desta campanha é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes. 

A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

No Brasil o cenário é alarmante, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, atrás apenas de países como China, Índia e Indonésia, de acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Além disso, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018 o Brasil registrou 4,7 milhões de acidentes de trabalho. Com isso, os gastos da Previdência com Benefícios Acidentários no período foram de R$ 82 bilhões.

Especialistas apontam o incentivo à prevenção como a principal estratégia para a diminuição no número de acidentes de trabalho. Estudo do então Ministério do Trabalho realizado em 2016 revelou que os trabalhadores de empresas maiores, com mais de 100 empregados – as quais estão submetidas a regras mais rígidas de segurança e saúde – têm até três vezes menos chance de serem vítimas de acidentes de trabalho, quando comparados com empregados de empresas pequenas, trabalhadores informais ou autônomos. Além de reduzir o número de acidentes, a prevenção também contribui para uma diminuição ainda maior no impacto econômico dos acidentes, dado que análises demonstram que o custo dessas medidas é menor do que os gastos com a reparação.

Confira algumas maneiras de prevenir os acidentes no ambiente do trabalho:

  1. Utilize equipamentos de proteção individual adequado e da forma correta;
  2. Comunique imediatamente sobre incidentes que acontecerem;
  3. Evite a pressa e falta de atenção ao realizar as atividades;
  4. Use as ferramentas de forma correta e não improvise;
  5. Lugar de trabalho não é espaço para brincadeira, volte sua atenção às atividades que tiver executando;
  6. Atenção ao operacionalizar máquinas, confira antes de iniciar as atividades, sempre priorizando sua integridade e segurança;
  7. Evite executar atividades avulsas, não faça atividades em que você não esteja habituado ao processo;
  8. Participe dos treinamentos, eles são fundamentais para a segurança, pois a falta de informação é uma das grandes responsáveis por acidentes;
  9. Esteja atento a Sinalização das áreas de riscos, saídas de emergências e equipamentos de segurança;
  10. Conheça e estude o manual de segurança do trabalho, pois nele constam as regas de segurança estabelecidas, com uma linguagem clara e de fácil entendimento;
  11. Esteja inteirado sobre as iniciativas promovidas pela CIPA e SESMT, caso houver;
  12. Siga os procedimentos de trabalho;
  13. Mantenha o local de trabalho limpo e organizado;
  14. Proponha melhorias ou reparações, quando necessárias.

A segurança no ambiente de trabalho é de responsabilidade de todos, lembre-se que, atitudes simples evitam acidentes e assegura o bem mais precioso que temos: a vida!