Abril Verde

Conhecido como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o dia 28 de abril é pautado por iniciativas com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da prevenção dos acidentes de trabalho e da essência das atividades laborais. O mês é também o da campanha Abril Verde, que engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador.

Ao pensarmos em segurança no trabalho, nos vêm à cabeça questões mais ligadas diretamente a acidentes, seja devido à ausência de equipamentos protetivos, ou ao descumprimento de normas, tanto por parte das empresas, quanto pelos trabalhadores, além do uso de materiais prejudiciais à saúde, entre tantos outros problemas relacionados ao tema. Muito natural que isso ocorra, pois foi com a industrialização que essa questão passou a fazer parte da estrutura do mundo do trabalho, sendo imprescindível que assim seja. Porém, além dessas, existem outros problemas que podem passar despercebidos por não serem tão explícitos. São os chamados fatores psicossociais, os quais são considerados “riscos emergentes e relacionados com as novas características dos mundos do trabalho”,e que também são causadores de acidentes.

Entre 2011 e 2020, o Estado do Rio de Janeiro registrou 216.478 notificações por doenças e agravos relacionados ao trabalho, entre acidentes com exposição a material biológico (44.069 notificações); acidentes graves de trabalho (19.140); cânceres relacionados ao trabalho (15); dermatoses ocupacionais (264); intoxicações exógenas (45.262); lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (3.876); perda auditiva induzida por ruído (476); pneumoconiose (113); transtorno mental (297); e acidente simples (102.966). Dados importantes para nortear o cuidado em saúde na perspectiva da atenção integral, que envolve ações de promoção e proteção da saúde, vigilância, assistência e reabilitação.

A ISO 45001 visa ajudar as organizações a repensarem nos seus processos visando diminuir as doenças ocupacionais bem como os acidentes no trabalho

A norma ISO 45001 traz benefícios para a empresa como um todo. Sendo esta, o primeiro Padrão Internacional do mundo, que trata de saúde e segurança no trabalho, ISO 45001, Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso, oferece um quadro único e claro para todas as organizações que desejam melhorar seu desempenho de SSO. Dirigido à alta direção de uma organização, visando proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para funcionários e visitantes.

Por isso nós da APSEG somos certificados pela ISO 45001.

Abril Azul

O Abril Azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a síndrome de Down, o autista não possui características que podem ser identificadas pelo olhar. Por isso, o autismo é considerado uma deficiência invisível.

Hoje, sabe-se que a cada três meninos, apenas uma menina é diagnosticada com autismo, de acordo com dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention, Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). O acesso a alguns direitos, como o atendimento preferencial, também se torna mais custoso aos autistas.

Para que estas e outras informações sobre o autismo e a rotina dos autistas pudessem ser popularizadas, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em todo o mundo no dia 2 de abril.

O Abril Azul e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ainda são fontes de informação e conhecimento sobre o transtorno, que atualmente está presente em 1 em cada 44 crianças, de acordo com os dados mais recentes do CDC.

Data de criação do dia Mundial da Conscientização do Autismo

A criação da data foi registrada em dezembro de 2007, aprovada durante a Assembleia Geral da ONU, em votação unânime, em janeiro de 2008, ano em que entrou em vigor a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é um dos signatários.

A convenção reafirma o princípio fundamental dos direitos humanos universais. O objetivo é promover e proteger com igualdade e em sua plenitude, todos os direitos e liberdades fundamentais a todas as pessoas com deficiência, e respeitar sua dignidade. “É uma ferramenta vital para promover uma sociedade inclusiva e solidária para todos e para garantir que todas as crianças e adultos com autismo possam levar uma vida plena e significativa”, segundo as Nações Unidas.

É preciso que esses adultos e crianças tenham acesso a diagnóstico, educação e todos os recursos que garantam, dentro do potencial máximo de cada um, sua autonomia, independência e felicidade.