Programa de Integridade
O Programa de Integridade da APSEG encontra-se alinhado com as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU), sendo composto por cinco dimensões:
1 Desenvolvimento do Ambiente de Gestão;
2 Análise Periódica de Riscos;
3 Estruturação e Implantação das Políticas e Procedimentos;
4 Comunicação e Treinamento;
5 Monitoramento, medidas de remediação e aplicação de penalidades.
Em todas as dimensões devem ser verificados os atributos de existência (presença), qualidade (adequabilidade) e efetividade (efetivo funcionamento).
O Programa de Integridade da APSEG foi desenvolvido em observância ao fortalecimento da ética, dos controles internos, da governança corporativa e ao combate à fraude e à corrupção.
“O Programa de Integridade deve ser lido e compreendido como um conjunto de instrumentos normativos e ações adotadas pela empresa que ajudam no desenvolvimento da cultura e na construção de um ambiente corporativo ético e íntegro, bem como no aprimoramento do processo de prevenção, detecção e tratamento de inconformidades”.
Conceitos Fundamentais
A melhor forma de combater atos de fraude ética e de corrupção no ambiente corporativo é por meio da promoção de uma cultura ética e íntegra, na qual o interesse corporativo se sobreponha sobre o interesse particular.
O programa de integridade da APSEG consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados.
O programa de integridade é estruturado, aplicado e atualizado de acordo com as características e riscos atuais das atividades da APSEG, a qual por sua vez deve garantir o constante aprimoramento e adaptação do referido programa, visando garantir sua efetividade.